A correta definição de Coworking - Escritório Compartilhado passa pelas recentes mudanças nas sociedades ao redor do mundo, em especial a globalização e a adoção da internet em larga escala, é impossível deixar de notar as mudanças escalares que estão acontecendo e que afetam todas as áreas de nossas vidas. E, se existe algo que mudou drasticamente de algumas décadas para cá, é o mercado de trabalho.
Hoje, existem diversas relações de trabalho que vão muito além da CLT, além de muitos profissionais que trabalham fora das empresas. Dessa forma, é necessário que tais profissionais tenham uma boa estrutura física para desenvolver suas atividades, o que inclui espaço de trabalho, auditório, salas de reuniões e toda a estrutura física e tecnológica para atender as necessidades das pessoas que ali trabalham .
Justamente para atender as demandas desses profissionais que o coworking foi criado. Mas você sabe do que se trata? Como ele funciona? Quais as vantagens que oferece?
Definição de Coworking - Escritório Compartilhado
De uma forma muito simples, o Coworking - Escritório Compartilhado pode ser definido como uma estrutura física de trabalho, onde profissionais dos mais variados ramos de atividade compartilham uma estrutura completa de escritório com a finalidade de exercer suas atividades de maneira profissional e cômoda.
O serviço de Coworking - Escritório Compartilhado oferece uma estrutura completa para esses profissionais, pois dispõe de - internet, impressoras, telefones, sala de reunião, serviço de recepção, auditório, copa, serviço de atendimento telefônico, endereço comercial e domicilio fiscal, dentre outros. No entanto, não existe uma empresa específica, apenas os profissionais utilizando o mesmo espaço.
Ou seja, podemos definir este espaço como um modelo de escritório compartilhado onde cada profissional exerce sua atividade de forma independente.
Vantagens
Muitas pessoas não estão familiarizadas com este modelo de ambiente de trabalho compartilhado, e podem achar o escritório virtual um pouco estranho à primeira vista, mas ele fornece diversas vantagens. Vejamos algumas delas:
- Flexibilidade de contrato:
Além de ser muito fácil contratar um escritório virtual, pois a burocracia é reduzida, é possível ajustar o contrato a qualquer momento para que ele atenda as necessidades de cada profissional; - Redução de custos:
Ter um espaço compartilhado de trabalho significa que não é necessário arcar com os custos típicos de um local próprio, como limpeza, despesas fixas de energia, água, internet, mobília, manutenção, dentre outros custos, o que gera uma economia financeira significativa; - Maior produtividade:
Os ambientes compartilhados de trabalho promovem mais produtividade se comparados aos empresariais tradicionais; - Localização privilegiada:
Os escritórios compartilhados, em especial em regiões metropolitanas de importância econômica como Osasco e região, possuem localização privilegiada, geralmente em bairros nobres, o que transmite credibilidade ao cliente e impulsiona o trabalho dos profissionais; - Networking:
Como diversos profissionais de diferentes backgrounds trabalham no mesmo espaço, a rede de contato de todos eles se amplia, o que na prática significa maior oportunidade de negócios futuros.
Portanto, diante de tudo o que foi dito, é inegável que o coworking impulsiona as possibilidades para qualquer tipo de empresa ou profissional liberal. E é por isso que não para de crescer tanto em grandes centros metropolitanos quanto em cidades interioranas.
Clique aquí para ler mais sobre o tema, ou se preferir conhecer um espaço de coworking fale conosco, o Virtual Office Prime aguarda você para um café, ligue: Tel: 11 3184-1515